} -->

Ouça seu coração

sexta-feira, 1 de março de 2013



estresse fumo excesso de peso bebida automedicação sedentarismo
Estresse

O estresse é uma reação do nosso organismo a uma situação que nos incomoda, amedronta, confunde ou emociona profundamente.
Ele é positivo, necessário e faz parte de nossas vidas, mas, quando as exigências e tensões são muito intensas, ele pode ser prejudicial.
As causas mais frequentes de estresse são geralmente parecidas: mudanças, sobrecarga de trabalho, alimentação inadequada, rotina desgastante etc. A resposta ao estresse, porém, é individualizada: as reações diferem de pessoa para pessoa.
Insônia, cansaço físico e mental, ansiedade, perda de apetite, obesidade e problemas sexuais são algumas das reações iniciais mais comuns ao estresse.
O estresse afeta sua saúde, por isso é importante controlá-lo.
Sempre que puder, pratique atividades físicas que lhe dêem prazer e faça exercícios de Relaxamento. Administre melhor o seu tempo, estabeleça prioridades e alimente-se adequadamente.
Lembre-se sempre de que é necessário conhecer seus limites e não exigir demais de você mesmo.


Obesidade
Para quem ainda tem dúvida: a obesidade está, sim, relacionada aos principais causadores de doenças cardíacas.
A hipertensão arterial, o teor elevado de colesterol no sangue, o diabetes e a síndrome de resistência à insulina aumentam as chances de um derrame cerebral ou infarto.
A pessoa sedentária tem maior tendência à obesidade e ao desenvolvimento desses males; por isso, é bom praticar exercícios regularmente para combater esses perigosos efeitos. Mexa-se!


Má alimentação
Um dos maiores desafios da humanidade é conseguir equilibrar adequadamente a alimentação e mantê-la saudável.
Para isso, é preciso evitar a ingestão de gordura animal e de colesterol em grande quantidade, o excesso de sal na preparação dos alimentos, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, a ausência de fibras na dieta e a excessiva ingestão calórica (fatores que são considerados os vilões no aparecimento de doenças do coração).
Várias condições que levam a doenças cardíacas têm relação direta com a alimentação; por isso, é muito importante que você faça esse esforço e mantenha sua alimentação equilibrada a fim de prevenir os fatores de risco e evitar o aparecimento de muitas doenças.
Algumas dicas importantes para melhor equilibrar sua alimentação:
·         substituir o leite e seus derivados integrais por desnatados;
·         substituir a manteiga por margarina cremosa, requeijão light, queijo branco ou ricota;
·         evitar banha de porco, bacon, gordura de coco e azeite de dendê;
·         retirar a pele do frango antes do cozimento;
·         dar preferência aos óleos vegetais (soja, milho, canola e oliva);
·         consumir maior quantidade de fibras, que são encontradas em maior quantidade em cereais integrais, verduras, legumes e frutas.
Uma dieta correta e equilibrada ajuda a manter a saúde e a melhorar a
qualidade de vida.


Tabagismo
Todos sabem, inclusive os fumantes, que fumar não faz bem a ninguém.
O fumo pode causar sérios problemas à saúde, tais como aumento do número de batimentos cardíacos, risco de infarto e de câncer do pulmão.
Além disso, a nicotina do cigarro aumenta a pressão arterial, o que não significa que fumar cigarros com baixos teores de nicotina diminua o risco de doenças cardíacas.
Mas os prejuízos à saúde não param por aí.
O cigarro também provoca a diminuição da quantidade de colágeno da pele, causando envelhecimento precoce. Quanto maior o número de cigarros consumidos e a duração do vício, maiores são os riscos.
Por todos esses fatores, o Ministério da Saúde adverte: fumar é prejudicial à saúde.

Hipertensão
Mais conhecida como pressão alta, a hipertensão pode causar infarto do miocárdio ou derrame cerebral; o perigo é ainda maior quando está associada a outros fatores de risco, tais como o fumo ou o colesterol elevado.
A pressão arterial pode ser controlada por meio de uma dieta adequada, diminuindo-se a quantidade de sal empregada no preparo dos alimentos, pela prática de exercícios moderados ou com o auxílio de medicamentos.
Na maioria das vezes, o aumento da pressão arterial não é perceptível, mas as consequências da hipertensão podem ser desastrosas. Fique de olho e controle sua pressão.


Colesterol
Um dos grandes fatores de risco para as doenças cardiovasculares é o nível de colesterol elevado no sangue.
Nesse caso, diminuir o consumo de alimentos que contenham gordura saturada é a melhor solução.
Procure substituir as carnes e o leite e seus derivados por alimentos ricos em fibras, tais como farelos, frutas, verduras e legumes.


Sedentarismo
O sedentarismo é um fator muito importante para o desenvolvimento da obesidade e das suas consequências.
Há maior probabilidade de uma pessoa sedentária apresentar outros fatores de risco para doenças cardiovasculares.
Nesse caso, uma ótima solução é a prática regular de exercícios.


Diabetes
O diabetes é uma doença que se caracteriza pelo aumento dos níveis de glicose no sangue.
Em outras palavras, é um distúrbio do metabolismo dos açúcares.
As pessoas diabéticas devem, portanto, evitar o açúcar, os carboidratos e as bebidas alcoólicas em sua alimentação.
O controle do diabetes é muito importante, pois as pessoas diabéticas apresentam maior probabilidade de infarto ou derrame cerebral e, além disso, o controle do diabetes pode permitir uma vida normal.
Fique atento a esse importante fator de risco para doenças cardiovasculares.


Fator genético
É muito importante que você saiba se há histórico de doenças cardiovasculares em sua família.
Caso seus pais, avós ou alguém da família tenha alguma dessas doenças, isso pode significar um risco maior para você.
Se você tem um parente de primeiro grau que tenha infartado ou sofrido um derrame, principalmente antes dos 55 anos (homens) e 65 anos de idade (mulheres), a sua preocupação com a prevenção deve ser ainda maior.
Peça ao seu médico que lhe informe qual é a estratégia de prevenção mais adequada para você.

Com o coração na boca
A saúde de seu coração está relacionada com a saúde de seus dentes e gengivas. Higiene bucal e avaliações odontológicas periódicas são fatores fundamentais para prevenir os problemas.
Não se descuide!

 Não tome nenhum medicamento sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para sua saúde. CONSULTE UM CARDIOLOGISTA

 
Central Life © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions