} -->

Fique mais saudável com apenas 7 minutos de exercícios por semana

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013



Para os sedentários de plantão: pesquisadores britânicos afirmam que exercícios intensos de curta duração podem ajudar a prevenir diabetes, baixando o nível de açúcar do sangue.

James Timmmons, biólogo da Universidade de Heriot-Watt em Edimburgo, fez com que 14 voluntários (um grupo de homens com cerca de vinte anos de idade) se exercitassem em uma bicicleta ergométrica por quatro turnos, de apenas 30 segundos, em só dois dias da semana. Os voluntários, apesar de um pouco fora de forma, eram pessoas saudáveis.

Após duas semanas seguindo o treinamento de Timmons, o grupo de voluntários apresentou 23% de melhora na maneira com que seus corpos aproveitavam a insulina para limpar o açúcar da corrente sanguínea. Além disso, o efeito do treinamento durou até dez dias depois da última bateria de exercícios. Segundo o grupo de cientistas da universidade, o efeito na corrente sanguínea foi o mesmo do que o provocado por horas de treinamento (é importante ressaltar que a pesquisa não estava voltada à perda de peso ou à manutenção da forma física).

De acordo com os pesquisadores, a descoberta mostra que, mesmo uma pessoa que não tenha horas disponíveis para dedicar a uma academia, pode continuar saudável. “Além disso, se conscientizarmos as pessoas a fazerem essa pequena quantidade de exercício preventivo, imagine quantos milhões de dólares os sistemas de saúde pública economizariam em tratamentos” comenta Timmons. “E é uma quantidade tão pequena de exercício que pode ser feita sem perder nem ao menos uma gota de suor” afirma o biólogo. [Reuters]

 
Central Life © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions