} -->

OSTEOPOROSE: A DOENÇA SILENCIOSA

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013


OSTEOPOROSE: A DOENÇA SILENCIOSA



A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição da densidade do osso, ou seja, é o enfraquecimento do osso a ponto deste se quebrar em situações que chamamos de baixo impacto, como por exemplo, ao tossir ou espirar. As fraturas são as principais complicações da osteoporose, e todos os esforços de médicos e cientistas concentram-se na busca de medicações que possam reduzir o risco de sua ocorrência.
É uma doença que ocorre mais freqüentemente em mulheres, brancas e após a menopausa. Porém, pode ocorrer em homens, mulheres mais jovens e, até mesmo, em crianças.
Sua ocorrência está também ligada ao uso de alguns remédios, algumas doenças e hábitos nocivos, como fumar e usar bebidas alcoólicas ou café em excesso.
Geralmente as fraturas por osteoporose ocorrem no punho, na coluna, no quadril ou fêmur, e suas conseqüências podem ser desde dor crônica e dificuldade de executar movimentos até total dependência de outras pessoas e, em casos extremos, a morte.
Geralmente, as fraturas de punho são as que trazem menores seqüelas e as de quadril ou fêmur as maiores. Isso se deve ao fato de que as fraturas do quadril ou fêmur podem ter complicações muito importantes que são conseqüência da própria fratura ou do tratamento cirúrgico.
Independente do hospital onde a cirurgia é feita (público ou privado) o risco de morte após a ocorrência deste tipo de fratura pode chegar a 20% nos primeiros 12 meses. Isto quer dizer que em cada 10 pessoas que tem fratura de quadril fêmur duas irão morrer em conseqüência dela.
Estima-se que os riscos de uma mulher apresentar fratura de quadril sejam maiores do que a soma das possibilidades dela desenvolver câncer de mama, útero ou ovário durante uma vida inteira. Devido a este risco tão importante, em muitos países a osteoporose já é considerada,  problema de saúde pública e nestes países já existem programas para sua prevenção e tratamento.
 No Brasil alguns estados já começaram a se interessar pela doença, mas ainda não existe nenhuma política pública para o problema.

De qualquer forma, existem quatro orientações básicas para serem seguidas por todas as pessoas, independente da idade, do sexo ou de ter o diagnóstico de osteoporose, por que são orientações preventivas:

1. Usar uma dieta rica em cálcio (leite, sardinha, verduras com folhas verde escuras),
2. Banhos de sol três vezes por semana com duração de dez minutos (evitar o sol das 10:00 horas às  16:00 horas),
3. Praticar exercícios físicos durante 40 minutos, no mínimo três  vezes por semana (de preferência sobre supervisão de uma profissional habilitado),
 4. Procurar um médico especializado para solicitar orientações  específicas e verificar se você tem indicação de realizar o exame de desintometria óssea para o diagnóstico de osteoporose.


       Lembre-se:

           Não use remédios sem orientação médica e previna-se!
   A prevenção é sempre o melhor 




          DICAS IMPORTANTES


 
Central Life © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions