} -->

Saúde do Homem Prevenção é a Questão

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013


Saúde do homem prevenção é a questão



De acordo com a publicação Saúde Brasil 2007, do Ministério da Saúde, a cada cinco pessoas que morrem com idade de 20 a 30 anos, quatro são homens.
Os homens correspondem por quase 60% das mortes no país. Das 1.003.350 mortes ocorridas em 2005, 582.311 foram de pessoas do sexo masculino – 57,8% do total. Assim, a cada três pessoas que morrem duas são homens, aproximadamente.

Considera-se que, por motivos culturais, os homens têm mais resistência a procurar cuidados médicos. Preconceito e vergonha. Esses são os principais motivos que mantêm os homens afastados dos consultórios médicos.

Segundo o Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, 60% dos homens só vão ao médico com doença em estágio avançado, todos os meses 1,5 mil homens chegam ao hospital com problemas mais adiantados e que necessitam de intervenção cirúrgica.

Indicadores mostram que os homens têm hábitos de vida menos saudáveis e estão mais suscetíveis a fatores de risco para doenças crônicas. Utilizam mais álcool e outras drogas em maior quantidade do que as mulheres, não praticam atividade física com regularidade e se alimentam pior. Estão mais expostos a acidentes de trânsito e de trabalho. Por isso, apresentam mais problemas de saúde do que elas e vivem, em média, sete anos menos que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial elevada.

As internações de homens por transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool representam 20% de todas as internações no SUS.  Muitos deles também não seguem os tratamentos recomendados.

Você homem deve adotar hábitos saudáveis de vida, como:
· uma boa alimentação;
· não fumar;
· evitar bebidas alcoólicas;
· praticar atividades físicas;
· em toda relação sexual usar o preservativo;
· procurar com freqüência os profissionais de saúde para aconselhamento e orientação.
  
O Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, listaram alguns procedimentos que devem ser adotados para evitar doenças graves.
ü  Auto exame dos testículos deve ser mensal
Prática pode evitar o aparecimento de câncer de testículo e deve ser realizada entre os 15 e 35 anos, após o banho, com o objetivo de detectar nódulos, ou a presença de varizes testiculares.
ü  O exame físico da próstata (“toque”) passa a ser obrigatório após os 40 anos
O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e está entre as doenças que mais os matam. A patologia pode ser evitada (e o tratamento será menos invasivo) se o paciente realizar o check-up anual que inclui, também, coleta de sangue.
ü  Tabagismo é um grande vilão
A fumaça do cigarro contêm muitas substâncias químicas que são absorvidas e eliminadas pelo organismo pela urina, o que aumenta o risco de desenvolvimento de tumores na bexiga.  Além disso, o cigarro “entope” os vasos sanguíneos e como conseqüência a circulação de sangue no pênis é bem menor, facilitando a ocorrência de disfunção erétil.

ü Prevenção ajuda a viver mais e melhor.
Não deixe de usar camisinha nas relações sexuais e de fazer os exames preventivos. 
Além disso, tenha um bom diálogo com sua parceira. A confiança é importante para que o sexo satisfaça plenamente o casal.





 
Central Life © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions