} -->

O QUE É OBESIDADE?

terça-feira, 21 de agosto de 2012



 O QUE É OBESIDADE?
A obesidade consiste no acúmulo de gordura no corpo, que dá origem a um excesso de peso em relação à altura e estrutura corporal do indíviduo.
A obesidade constitui uma doença e, por isso, é perigosa para a saúde.







CAUSAS DA OBESIDADE
As suas causas são fundamentalmente: hereditárias e alimentares, embora possam encontrar-se casos de tipo neurogénico, termogénico, endócrino, etc. Mas, vamos deter-nos na sua hereditariedade e na obesidade motivada pela alimentação: comer em demasia, comer mal, não praticar exercício. As gorduras não se fabricam com ar, mas sim com alimentos, pelo que na vida de alguns obesos se sucederam temporadas em que o que era ingerido se encontrava em desproporção com a energia queimada pelo organismo.
Devido a mudanças radicais nos hábitos alimentares, onde passamos a desprezar uma alimentação natural mais sadia e partimos para o consumo de alimentos industrializados, como o arroz branco o açúcar refinado a farinha de trigo o sal e os enlatados entre outros, considere-se também o refrigerante, a cerveja e as mais variadas espécies de sanduíches.



Certamente temos também com forte aliado aos fatores citados o estilo de vida moderna, que com o uso intensivo do automóvel, da TV, do computador, e da tecnologia de ponta, facilitam nossa vida, porém nos tornam sedentários, provocando alterações nos padrões energéticos, os quais geram desequilíbrio entre a ingestão e a queima, diferencial esse responsável pelo acúmulo de gorduras, que ocasiona a obesidade.

Há outros fatores importantes também a considerar, como os neurológicos, os endócrinos, os genéticos e os psicológicos, cujo mérito não nos compete entrar



DOENÇAS DA OBESIDADE
Os perigos da obesidade são nítidos: maior esforço para respirar, sobrecarga dos ossos e articulações, risco de cancro e outras doenças gerais, diabetes, doenças cardiovasculares.
Em resumo,uma aposta contra a longevidade,  à medida que a pessoa aumenta de peso, surgem as complicações médicas, como a hipertensão arterial, o diabetes, o aumento do colesterol, triglicérideos, as dores de varizes, os problemas na coluna, as artroses.
As doenças degenerativas das articulações, as doenças coronárias, os cânceres de cólon e do reto, da próstata nos homens e os cânceres de útero, das mamas e dos ovários nas mulheres.
Ainda doenças de pele, do trato digestivo, pulmonares, endócrinas, do fígado, as renais, as respiratórias como a esofagite de refluxo e a apnéia do sono gravíssima que pode gerar a morte por parada respiratória.
Finalmente está constatado que o obeso corre riscos bem maiores em casos de cirurgias de qualquer espécie inclusive partos.



 
Central Life © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions